Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

Câmara prepara nova derrota do governo. Desta vez, os deputados autorizarão compras de terras por estrangeiros.

- A jornalista Marta Salomon, no Estadão.com desta terça-feira, conta como será a próxima derrota do governo na Câmara dos Deputados. Desta vez, a Câmara aprovará um projeto que interessa muito ao RS, que é a matéria que trata da compra de terras por estrangeiros. No RS, empresas como Stora Enso e CMPC aguardam apenas isto para anunciar novos projetos de industrialização de celulose e papel. Leia:

Um acordo selado na comissão especial da Câmara que trata da compra de terras por estrangeiros é a próxima derrota anunciada do governo. Pelo acordo, deputados vão aprovar o fim de restrições a empresas brasileiras com maioria de capital estrangeiro, impostas por parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) em agosto de 2010. A votação está marcada para esta quarta-feira, 28.


O parecer foi editado depois de uma década de falta de controle sobre a compra de terras por empresas estrangeiras - e consequentemente sobre negócios com imóveis rurais fechados por estrangeiros.
A avaliação da AGU fazia parte de um movimento maior deflagrado no final do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir o avanço de estrangeiros sobre terras no País, motivado pela crise na produção de alimentos e a busca de lucros com a produção de etanol. Esse movimento foi contido, até aqui, por um forte lobby que une empresas do agronegócio e integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária.
São os ruralistas, mais uma vez, que ameaçam derrotar o governo Dilma Rousseff na Câmara, como aconteceu no projeto aprovado na semana passada para a criação de territórios indígenas, áreas quilombolas ou unidades de conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário