Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A Lula macho é bissexual!

RIO - Cientistas que descreveram o comportamento sexual das lulas Octopoteuthis deletron nas profundezas do oceano Pacífico dizem que na hora do acasalamento vale tudo: não há distinção de sexo. Isso inclui relações entre lulas do mesmo sexo. As conclusões estão no artigo "A shot in the dark: same-sex sexual behavior in a deep-sea squid" (um tiro no escuro: comportamento sexual de lulas do mesmo sexo no oceano profundo, em tradução livre), publicado por Hendrik JT Hoving, do Instituto Aquático da Baía de Monterey, na revista Biology Letters.


A lula macho, por exemplo, não presta atenção ao sexo da outra lula. Como a escuridão do oceano dificulta a diferenciação entre macho e fêmea, parece ser melhor correr o risco de perder alguns milhões de espermas (no acasalamento com um macho) do que a chance de reprodução, no caso do encontro ser com uma fêmea.


Apesar de não ter conseguido fotografar animais se acasalando, os pesquisadores encontraram traços de espermatozóides tanto em fêmeas como em machos. Assim, Hoving pôde concluir que os machos acasalam tanto com machos como fêmeas.


Diante dessas evidências, os cientistas consideraram que as lulas teriam um comportamento promíscuo, porém relacionado ao ambiente em que vivem: "O acasalamento bissexual do Octopoteuthis deletron faz parte de uma estratégia de reprodução que aumenta o sucesso ao induzir os machos a inseminar sem distinção de sexo cada lula que encontram".

Nenhum comentário:

Postar um comentário