Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2013

Primeira unidade do aeromóvel é posicionada sobre os trilhos

Mais de 50 anos depois do lançamento em Porto Alegre, o RS instala 1ª unidade. É gaúcho, e movido a ar!

Foto: Vinicius Carvalho/GES

Porto Alegre  - O primeiro veículo do aeromóvel, que ligará a estação do trensurb ao terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, foi posicionado sobre os trilhos em Porto Alegre no final da manhã deste sábado. O próximo passo agora é a realização de testes e os últimos ajustes. Apesar de ainda não haver a data oficial de inauguração, a expectativa é de que o aeromóvel comece a operar no segundo semestre.
Fabricado no Rio de Janeiro, o veículo começou a ser transportado por via rodoviária na última terça-feira, chegando na sexta ao Estado. A operação para posicionar o A-100 nos trilhos envolveu dois guindastes. Em função disso, o trensurb irá operar apenas na linha do sentido sul-norte na estação Aeroporto. Não haverá alteração na grade de horários.
A unidade do aeromóvel tem 9,9 toneladas e capacidade para transportar até 150 passageiros. O aeromóvel foi desenvolvido ainda na década de 1960 pelo diretor presidente do Grupo Coester, de São Leopoldo, Oskar Coester. Segundo ele, os testes do A-100 deverão ir até agosto, quando deve entrar em operação no trecho de um quilômetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário