Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Diretor da Abraji relata ameaça e deixa o Brasil


Diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e repórter da Gazeta do Povo, Mauri König foi vítima de ameaças na nessa segunda-feira, 17. A redação do jornal em Curitiba recebeu telefonemas com alertas sobre ataques que estariam sendo planejados contra repórteres do veículo. König e sua família deixaram a casa em que viviam e estão sob proteção de seguranças até deixarem o país.
De acordo com um jornalista que atendeu a umas das ligações, cinco policiais do Rio de Janeiro estariam em Curitiba para metralhar a casa de Mauri, segundo informações da Abraji. O motivo das ameaças seria uma investigação conduzida pelo repórter.

Intitulada de  'Polícia Fora da Lei', a série de reportagens publicada em maio na Gazeta do Povo revelou casos em que agentes usavam viaturas da corporação para compromissos pessoais, como por exemplo, visitas a casas de prostituição em horário de expediente. "Fui declarado inimigo público numero um da Polícia Civil do Paraná depois de mostrar a corrupção. Na época, fui até jurado de morte", conta König ao Comunique-se.
Nessa segunda-feira, 17, a Gazeta do Povo publicou novo texto sobre a corporação. "A ameaça de agora, mais séria, é um desdobramento daquela de maio, pois publiquei na uma matéria falando que sete meses depois das denúncias, ao invés de serem punidos os policiais estavam numa lista de promoção da Polícia Civil".

O jornalista sente-se reconfortado com o apoio dos amigos e relata não ser a primeira ameaça grave que já recebeu. "Em 2000, fui espancado por policiais paraguaios e largado para morrer quando fazia uma reportagem. Em 2003, tive de me mudar de Foz do Iguaçu (PR) para Curitiba por causa de ameaças de morte que recebi de policiais civis corruptos que denunciei numa matéria".
O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), órgão que também é responsável pelo controle externo das polícias no Paraná, segue nas investigações para  identificar os autores das ameaças.
  • mauri
Mauri teve seu trabalho reconhecido pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas com o pelo Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa em 2012 (Imagem: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)
http://portal.comunique-se.com.br/index.php/editorias/3-imprensa-a-comunicacao-/70476-diretor-da-abraji-relata-ameaca-e-vai-deixar-o-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário