Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2012

Falta de gasolina é especulação ou má gestão. O que espera a Petrobrás para fazer o que começou a fazer o MPF ?

Finalmente alguém resolve fazer alguma coisa para investigar e punir os responsáveis pelo prolongado apagão de combustíveis que desabasteceu o mercado do RS, causando prejuízos para as pessoas, as empresas e a atividade econômica e social do Estado. É que o Ministério Público Federal resolveu nesta sexta instaurar um procedimento administrativo para apurar o caso. 3.131 postos receberam 40% do volume desde o início da semana.
. A falta de gasolina é visível no RS. Isto ocorre desde segunda-feira.
. A Petrobrás nada explicou com coerência e as autoridades estaduais e federais simplesmente fizeram de conta que não estava ocorrendo nada. O próprio governador Tarso Genro preferiu visitar favelas do Rio durante a semana, além de pronunciar conferência, também no Rio, sem se importar com o desabastecimento.
. A alegação sem origem é de que petroleiros não estav am desembarançando petróleo nos terminais do litoral e com isto impedindo a Refap e a Ipiranga de refinar gasolina, mas isto não explica por que razão não faltou diesel para os caminhões.
. Como os postos de gasolina provaram que não estão retendo combustível, o desabastecimento origina-se nas distribuidoras e na Refap. Neste caso, existem apenas duas explicações:
Especulação – Distribuidoras e Refap fazem retenção de combustível, especulando sobre o aumento do preço da gasolina, que será de 10% e poderá ocorrer a qualquer momento. Isto é crime contra a economia popular.
Má gestão – O caso seria apenas de má gestão nas distrib uidoras ou na Refap, que deixaram ocorrer o gap, o que exigiria imediata punição dos seus diretores. No caso da Petrobrás, é caso de demissão sumária dos gestores no RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário