Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tarso Genro admite loteamento político do seu governo

Há muito tempo,  até as pedras da rua sabem que os governadores gaúchos loteiam seus CCs (Cargos em Comissão), que são de livre nomeação, escolhendo pessoal indicado pelos Partidos.

. Não é o que diz a lei, mas é o único critério de escolha, porque a função não exige sequer que o CC seja alfabetizado.

. O que nunca se viu, antes, na história deste Estado, foi a desfaçatez com que um governador admitiu isto em ato oficial, devidamente documentado.

. É só ler o que está escrito na chamada Diretriz número 18, que Tarso Genro acaba de distribuir aos secretários, recomendando no parágrafo 5º, que os CCs que saírem em janeiro para disputar eleições municipais, sejam substituídos no desempenho das respectivas funções, mas "resguardadas as características políticas (a indicação do Partido) de cada substituição".

- Por menos do que isto, o ex-chefe da Casa Civil, Cesar Busatto, teve que sair do cargo e foi submetido à execração pública pelo PT. Na ocasião, meados de 2009, Busatto foi gravado sorrateiramente pelo então vice-governador Paulo Feijó, dizendo que é "costume dos Partidos usar cargos e funções para ajudar seus candidatos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário