Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Governo do Estado entrega mais seis ambulâncias do Salvar/Samu nesta semana

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde, entrega, nesta semana, mais seis ambulâncias para o programa Salvar/Samu, em continuidade ao processo de expansão do atendimento pré-hospitalar móvel. Serão repassadas veículos do tipo suporte avançado (UTIs móveis) para os municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Canoas e Capão da Canoa, enquanto Tramandaí receberá uma unidade de suporte básico. Atualmente, cerca de 70% da população do Estado - aproximadamente 7,5 milhões de pessoas - conta com a cobertura do Samu, pelo telefone 192.

Nesta segunda-feira (27), a entrega ocorre em Caxias do Sul, onde Bento Gonçalves também recebe sua ambulância. Na terça-feira (28), será Novo Hamburgo e Canoas e, quarta-feira (29), Tramandaí, onde Capão também recebe seu veículo. A Secretaria da Saúde repassa, como contrapartida de custeio mensal aos municípios, o valor de R$ 17.761,00 por ambulância de suporte avançado e de R$ 6.127,00 por ambulância de suporte básico.

Além das ambulâncias, a Secretaria da Saúde recebeu ainda mais dez motolâncias para atendimento rápido, que serão destinadas para os municípios de Cachoeira do Sul, Carazinho, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana e Venâncio Aires. Para a entrega das motos, a Secretaria aguarda a capacitação dos profissionais dos municípios.

Hoje, o Samu conta com 23 ambulâncias de suporte avançado (UTI), 106 ambulâncias de suporte básico, três motolâncias e dez unidades de intervenção rápida. O serviço possui uma rede estruturada em 84 bases municipais, que atuam como referência para outros municípios, estando assim presente nas sete macrorregiões do Rio Grande do Sul (Metropolitana, Vales, Sul, Norte, Serra, Missioneira e Centro-Oeste).

O Salvar/Samu atende através de ligação gratuita para o número 192. Esta solicitação é atendida por um médico regulador que, com perguntas rápidas, presume gravidade e dá uma resposta que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário