Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Publicado no Jornal O Minuano em 03/12/2010

Eminência parda
Eminência é o tratamento dispensado aos cardeais. No reinado de Luís XIII, da França, quem mandava de fato era seu conselheiro, o cardeal Richelieu que, com sua tradicional vestimenta vermelha, era conhecido como Eminência Vermelha. Seu secretário, o padre Joseph, permanecia sem aparecer. Em razão da cor parda de seu hábito de capuchinho ele era, num irônico paralelo a Richelieu, apelidado de Éminence Grise, pois grise significa pardo em francês, cinzento, sombrio. A expressão é o modo pejorativo com que nos referimos aos que trabalham à sombra do chefe e influem nas decisões que ele toma. Muitos governos têm a sua eminência parda e nem é preciso consultar livros de História para identificá-las.

Direitos e deveres
A palavra "direito" é uma idéia abstrata que nada justifica. Essa palavra significa simplesmente isto: "Dai-me o que eu quero, a fim de que eu possa provar que sou mais forte do que vós". Onde começa o direito, onde acaba? E o dever de cidadão?

Muito suspeito
De 25 a 30 de novembro eu me ausentei da cidade. Ao retornar me deparei com algo muito suspeito em minha caixa de correio. Um envelope de papel pardo, lacrado, dentro, alguns documentos público. Interessante... Alguém ousou tornar publico a coisa pública, se utilizando de  mecanismos não muito ortodoxos. Os documentos além de suspeitos, politicamente comprometedores. Provas que podem complicar gente grande. No mínimo favorecimento ilícito de parente (irmão) de funcionário de confiança no alto escalão. Segundo consta, a eminência parda foi cientificada dos fatos. Já este colunista enviou os documentos aos órgãos competentes para que seja apurada a veracidade dos mesmos.

Meteorologia
Um político, fenômeno da natureza, com precipitação no inverno, está colhendo o que semeou. Um dia desse ele chegou ao Hospital Municipal Getúlio Vargas fazendo tempestade, dando carteiraço na recepcionista, gritando que era o vereador “fenômeno” desqualificando a servidora com palavras de baixo-calão. Simples... A servidora dirigiu-se até a delegacia de policia local e registrou um BO. Imaginem o que aconteceu? O vereador está sendo processado criminalmente por injúria, difamação e desacato a servidora público no exercício da função. Se condenado perderá os direitos civis e a câmara terá o dever de cassar o seu mandato de vereador. Além, é claro, de indenizar financeiramente a recepcionista, por dano moral. “Os servidores da saúde não são a extensão do poder político e nem  estão a serviço deste ou daquele Agente Político”.

Organização
Administrar uma prefeitura grande é, em princípio, igual a administrar uma pequena: é uma questão de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário