Os deputados Carlos Willian, Miguel Martins e Luiz Carlos Bassuma na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que aprovou o parecer contrário ao projeto que descriminaliza o aborto no Brasil - Foto:/ Roberto Stuckert Filho
Gerson Camarotti, O Globo
Punido pelo PT há um ano por condenar a legalização do aborto, o que o levou a mudar de partido, o deputado federal Luiz Bassuma (PV-BA) fez críticas à atual postura da candidata petista, Dilma Rousseff, ressaltando que a ex-ministra sempre foi favorável à descriminalização dessa prática.
Candidato derrotado ao governo da Bahia pelo PV, Bassuma diz que é um casuísmo eleitoral a mudança de discurso de Dilma sobre o tema e defendeu o voto no tucano José Serra.
O PT fechou questão a favor da legalização do aborto, e Dilma sempre defendeu essa tese. Se o Congresso aprovar essa lei, Dilma vai dar o seu aval. Agora, o que acho estranho é mudar de posição por interesse eleitoral. O que Dilma fala agora contraria toda a sua vida. E ninguém muda de opinião do dia para a noite por uma questão filosófica. Então vale mentir? Ela tem que falar a verdade. Por isso, o meu voto é de Serra - disse Bassuma.
Mais tarde, no plenário, Bassuma provocou nova polêmica com petistas ao repetir esse discurso e criticar a defesa que o PT faz da descriminalização do aborto.
Deputados petistas como Fátima Bezerra (RN), Vicentinho (PT-SP) e Domingos Dutra (MA) contestaram Bassuma. Dutra ainda criticou "o oportunismo" de Bassuma, que declarou voto a Serra no plenário.
Fui solidário a ele no debate interno, mas é de um oportunismo infeliz ele trazer esse debate sobre o aborto neste momento - disse Domingos Dutra.
Leia mais em PT já puniu deputado contrário ao aborto
Blog do Noblat
Nenhum comentário:
Postar um comentário