Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Assim se faz a curva do rio

Adotei esta cidade de Estância Velha, e aqui decidi viver, a exatamente 25 anos e cinco meses, desde então, ouço prefeito pós prefeito, reclamarem do Hospital Municipal Getúlio Vargas, das despesas e de seus servidores. Nenhum administrador desta cidade, que eu conheci neste período, viu ou vê, a saúde da população como investimento, e sim como despesas correntes.

A atual administração é a que mais insiste neste ponto, tanto que não mantém coerência para com os gestores de Saúde. Atualmente estamos com o terceiro secretário de Saúde, e também o terceiro diretor administrativo para o HMGV, sendo que a primeira secretária Senhora Selma Klein, era formada em Gestão Pública: a segunda, Luciane Pires, Auxiliar de enfermagem, o atual, Guido Gihl, desconheço a formação do mesmo. Enquanto que o primeiro diretor do Hospital Municipal Getúlio Vargas, tinha formação em administração hospitalar, não teve apoio, embora tenha mostrado competência e agilidade. Já a pessoa que o substituiu na direção do hospital: nego-me, a comentar qualquer coisa. Só em lembrar o nome dele já é um elogio. O atual diretor, senhor João Carlos Dall' Agnol, segundo consta é um técnico em contabilidade, sem experiência em hospital, embora com ampla experiência em outras atividades, de acordo com o processo número Nº 70020685475, 2007/CRIME, onde foi condenado por unanimidade, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por superfaturamento em licitação para compra medicamentos na cidade de Nova Bassano.

Já que o assunto é medicamentos: no dia 31 de março por volta das 19h20min., encontrei em via pública uma pessoa conhecida que me disse que tinha um familiar internado no Hospital Regina de Novo Hamburgo, e que estava sendo tratado por uma médica de Estância Velha e que também atende no HMGV, só que no Hospital Regina estava internado particular. Mas que tinha vindo buscar na farmácia do HMGV dois medicamentos, Heparina 5000 SC e Meropenen 1g de uso hospitalar, para o seu familiar que estava internado particular no Hospital Regina em Novo Hamburgo. Mas que a médica havia feito uma requisição para que HMGV fornecesse estes medicamentos que eram alto custo para pagar particular para o Hospital Regina. De fato, a pessoa portava uma requisição de materiais interna do HMGV, preenchida e assinada pela médica de Estância Velha, que havia internado o paciente particular no Hospital Regina de Novo Hamburgo. A pessoa se dirigiu para o HMGV, esperei, pouco depois estava de volta com a medicação e se dirigiu para o Hospital de Novo Hamburgo, e que o diretor havia autorizado. Fiz um levantamento de preços, e a medicação Meropenem 1g de uso hospitalar custa R$ 123,40, a ampola no Laboratório Eurofarma.

Em uma única e rápida conversa que tive com o senhor João Carlos Dall' Agnol, e mais um grupo de técnicos e auxiliares de enfermagem, ele nos disse que o HMGV era a" Curva do Rio" para administração municipal. O senhor Dall' Agnol, que tem fascínio por medicamentos, autorizou a saída de várias ampolas de Meropenem 1g, para tratamento de paciente particular em outro hospital, e nós os contribuintes de Estância Velha estamos pagando por estas despesas. O HMGV já era considerado a "Curva do Rio" para a administração municipal, e João Carlos Dall' Agnol só faz aumentar esta curva, com seus presentinhos com o dinheiro público. Enquanto deveria coibir estes absurdos, ao contrário, facilita-os. É assim que se faz aumentar curva do rio. Gestores suspeitos, ou ja condenados. Ainda tem mais sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário