Total de visualizações de página

domingo, 1 de setembro de 2013

20 mil médicos cubanos durante 10 anos, não melhoraram os indicadores de saúde na Venezuela

A foto é de um centro médico da Venezuela.

Esta reportagem de Janaína Figueiredo foi postada em Buenos Aires para O Globo, que conta que sob a gestão de Hugo Chávez, há dez anos, a Venezuela importou cerca de 20 mil médicos cubanos para atuar em regiões pobres, como parte das missões bolivarianas (programas sociais chavistas). Analistas locais afirmam que essas missões explicam, em grande medida, as vitórias eleitorais esmagadoras de Chávez em 2004 e 2006. Leia tudo:

No entanto, na visão de especialistas venezuelanos, o êxito político não se traduziu em melhoras estruturais no sistema de Saúde. Pelo contrário. Importantes médicos do país ouvidos pelo GLOBO fizeram um balanço negativo da experiência e destacaram a falta de preparação dos profissionais, graves denúncias de má prática e condições desumanas de trabalho que, em alguns casos, levaram à fuga de cubanos.

. Atualmente, de acordo com o governo venezuelano, o programa conta com mais de seis mil consultórios médicos, três mil odontológicos e 559 centros de diagnóstico integral, os modernos CDIs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário