Total de visualizações de página

sábado, 13 de abril de 2013

A inflação do tomate é apenas a ponta do iceberg da alta dos preços que assusta os consumidores

- Ana Maria Braga e seu colar de tomates. Desta vez não é um legume, o xuxu, mas uma fruta, o tomate.

A revista Época que já circula em São Paulo, abre sua reportagem de capa com o título "A ameaça da inflação". A ilustração é um tomate. O problema dos preços em elevação causa dores de cabeças infernais para o governo, que depois de muito protestar contra o tom dos avisos que recebe de economistas e do mercado, resolveu tomar juízo e vai adotar o receituário clássico bastante dolorido, que é aumentar os juros e conter os gastos públicos, mesmo que isto vá custar-lhe pontos preciosos no Ibope. 

. Leia um trecho da reportagem.

Estou usando uma joia." Com essa frase, a apresentadora Ana Maria Braga apresentou o colar de tomates de seu figurino no programa da quarta-feira passada. Foi apenas uma das muitas piadas que pipocaram ao longo da semana sobre o mais novo símbolo da inflação. Numa piada da internet, a atriz Claudia Raia, chefe de uma quadrilha internacional de prostituição na novela das 9, diz que mudará de ramo e traficará tomates. Em outra, um caqui que se passa por tomate vai para a cadeia. Alguém sugeriu um novo programa social – Meu Tomate Minha Vida. Na semana em que a inflação acumulada nos últimos 12 meses ultrapassou o teto da metaestipulada pelo Banco Central, o Brasil se transformou no "país do tomate". Com alta de 122% em um ano, o fruto contribuiu para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechar o período em 6,59%.

. O conteúdo integral da reportagem não foi disponibilizado, ainda, por Época, mas está nas revistas, que em Porto Alegre chegará esta tarde nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário