Total de visualizações de página

domingo, 4 de novembro de 2012

SOCIALISMO! ACREDITAR?

Socialismo?
Teoria ou sistema de organização social em que os meios de produção e a distribuição de riquezas são feitos ou controlados pela coletividade ou pelo Estado, e o poder político é exercido pela comunidade.
O socialismo  se opõe visceralmente ao capitalismo e ao liberalismo. Propõe a abolição da propriedade privada, da sociedade de classes e da chamada exploração do homem pelo homem. Defende a revolução proletária e a tomada do poder pela força por parte da classe trabalhadora.
Teoria ou prática daqueles que apoiam tal sistema social. Fase que se segue ao capitalismo, na transição de uma sociedade para o comunismo, sob a ditadura do proletariado, na teoria marxista-leninista.
Socialismo científico
 Aquele que defende a organização da classe trabalhadora como força revolucionária para a tomada do poder e estabelecer uma sociedade sem classes e igualitária; socialismo marxista. Baseia-se nos princípios de Marx e de Engels.
Socialismo cristão
Aquele que defende a organização sindical e a justiça social, opondo-se às ideias socialistas e pregando a aplicação dos ensinamentos cristãos, para corrigir os males criados pela industrialização. A encíclica Rerum Novarum (1891), do Papa Leão XIII, foi a resposta da Igreja ao Manifesto comunista (1848). Nela, o Papa reconhece a gravidade da questão social produzida pelo capitalismo, mas rejeita as soluções revolucionárias ou igualitárias, tidas como desnecessárias e como mera utopia, respectivamente.
 Socialismo de mercado
Sistema econômico em que os meios de produção são propriedade pública ou coletiva, mas a alocação de recursos segue as regras do mercado. Socialismo marxista. Socialismo científico; socialismo de Estado.  
Socialismo utópico
Aquele que previa a transformação da sociedade com base na iniciativa privada, sem a estatização dos meios de produção, mas pela mudança da consciência do próprio indivíduo. Baseia-se na premissa de que se o capital se rendesse voluntariamente e deixasse os meios de produção para a classe trabalhadora ou para o Estado, o desemprego e a pobreza desapareceriam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário