Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de maio de 2012

Juros baixos forçarão a venda do Banrisul

Foi muito curiosa a explicação da diretoria do Banrisul para justificar os raquíticos R$ 214 milhões, que foi o total do lucro líquido apurado no primeiro trimestre deste ano.Um crescimento de apenas 1,5% sobre o trimestre anterior.

. "É a portabilidade, estúpido", pareceu dizer o banco.

. Todos os bancos tiveram perdas e ganhos com a portabilidade.

. Quem viu os números do Banrisul (o balancete trimestral não foi publicado) sabe que não é por aí que será explicada a conta.

. Afinal de contas, a carteira de crédito revelou movimentação de R$ 21,3 bilhões, portanto um avanço de 18,7% sobre o trimestre anterior.

. Além do pequeno lucro líquido verificado, que nem cobre a inflação do período, o índice de inadimplência do banco deu um salto muito grande, passando de 2,76% para 3,02%.

. A verdade sobre a queda do lucro tem a ver com um problema que a diretoria do Banrisul não teve coragem de revelar, que é a queda das taxas de juros.

. Este será um problema cada vez mais grave.

. O editor está convencido de que num ambiente de juros muito reduzidos, bancos regionais, sobretudo estatais, mamutes sem agilidade e autonomia para contratar quadros dirigentes competentes, sujeitos a nomeações político-partidárias, como o Banrisul, não terão escala para enfrentar a concorrência muito mais poderosa.

. Antes que o banco quebre, o governo do PT poderá ser obrigado a abrir mão de outro dogma que sempre cultivou: a venda do Banrisul. Se insistir em não privatizá-lo, terá que aceitar a proposta de compra feita repetidas vezes pelo Banco do Brasil. (www.polibiobraga.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário