Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PT entregou aeroporto de Brasília para um picareta argentino.

O grupo argentino Corporación América pretende transformar o aeroporto de Brasília em um entroncamento internacional do transporte aéreo, depois de arrematar na segunda-feira o direito de explorá-lo, US$ 2,6 bilhões. O aeroporto de Brasília foi um dos três a serem terceirizados em leilão pelo governo, que pretende assim melhorar a administração desses locais para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 no Rio. Os leilões - que incluíram também os aeroportos paulistas de Guarulhos e Viracopos - renderam cerca de US$ 14 bilhões aos cofres públicos.A Corporación América e a construtora brasileira Engevix ganharam o direito de explorar durante 25 anos o aeroporto de Brasília."Vemos Brasília como um aeroporto que tem muito para crescer. Deveria ser um polo não só nacional como internacional. Tem 13% de tráfego internacional, e deveria ter 80%", disse à Reuters o diretor do grupo para a América Latina, Ezequiel Barrenechea. "Achamos que Brasília tem de ser a Washington da América Latina. Essa é a nossa visão." Leia mais aqui.

Agora vejam o que o Valor Econômico publicou sobre esta empresa em agosto do ano passado, sobre os picaretas argentinos que estão comprando aeroportos no Brasil:

Dívidas milionárias por atrasos no pagamento de royalties, descumprimento do cronograma de obras e duas grandes renegociações do contrato de concessão marcam a história recente da Corporación América, o grupo que controla 33 aeroportos na Argentina e fará a primeira operação privada de um aeroporto federal no Brasil, após a vitória do consórcio Inframérica no leilão de São Gonçalo do Amarante.Seu principal sócio, o argentino de origem armênia Eduardo Eurnekian, faz parte do seleto grupo de "empresários kirchneristas", que têm acesso à Casa Rosada e gozam de relativa proteção do governo, normalmente em troca de favores. Ernesto Gutierrez, um megaexecutivo escolhido por Eurnekian para presidir a Corporación América, frequenta com a mesma assiduidade as revistas de negócios e as de celebridades: sempre bronzeado, ele é jogador de polo e surfista, além de presença constante nas badaladíssimas festas do balneário de Punta del Este, onde o jet set argentino brinca de Saint Tropez durante as férias de verão. Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário