Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Uma pesquisa isenta mostra o quanto o discurso da oposição está equivocado.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), dirigida pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO), vem fazendo um trabalho de fôlego para eliminar os bolsões de atraso que convivem com áreas de excelência da agropecuária brasileira. Depois de dissecar o Censo Agropecuário do IBGE, através de um trabalho da FGV que permitiu que a entidade apresentasse uma nova política agrícola para o governo federal, hoje apresentou um pesquisa feita pelo instituto do sociólogo Antônio Lavareda, que radiografou a Classe Média Brasileira. Como este é um blog político, buscamos no levantamento algumas informações que comprovam o que sempre dissemos: o discurso da oposição está equivocado e caquético, velho e ultrapassado, sem a mínima aderência com o que o brasileiro está pensando.
  • 86% da classe média está satisfeita ou muito satisfeita
  • 65% acha que o Brasil está no caminho certo
  • 81% acha que a vida vai melhorar ou melhorar muito
  • 85% acha que a sua vida é melhor do que a dos seus país
  • 87% acha que a via dos seus filhos será melhor ou muito melhor do que a sua
Entre a grande maioria de satisfeitos, os sentimentos que preponderam são a esperança (57%), a alegria(52%) e a tranquilidade(42%). A constatação é que no Brasil de hoje a classe média está majoritariamente feliz.

As questões relacionadas a valores são interessantes. Quem acha que a pauta do aborto nas últimas eleições estava errada, errou: 86% da classe média é contra o aborto. E teve tucano que achou a estratégia errada. Da mesma forma, outro grande equívoco: 93% é contra a liberação das drogas, 85% é contra a liberação da maconha, 60% é a favor da pena de morte para assassinos, 81% é a favor da diminuição da idade penal e 57% é contra casamento homossexual, 70% é contra invasões de terras.

Privatização, um tema que o tucanato insiste em recuperar, não emociona a classe média. 47% concorda que o governo só deve cuidar de serviços essenciais, enquanto 44% discorda. Um tema destes não pode ser base para discurso político. Não elege ninguém.

Qual a agenda da classe média? Nenhuma surpresa. Para 59% o problema é Saúde, para 38% é Segurança, Violência e Drogas, para 35% é Educação. Corrupção é  problema para apenas 13% da Classe Média e Desemprego para 20%.

E o que a Classe Média pensa sobre governo Dilma?

Somando-se o "regular", a avaliação positiva do governo Dilma alcança 89% na pesquisa da CNA.

Uma das constatações da pesquisa é salada ideológica que mora na cabeça da Classe Média. A pesquisa identificou a posição política dos entrevistados: esquerda, centro e direita. E pedia para que os entrevistados também identificassem qual a posição política de Dilma Rousseff. Vejam, abaixo, o resultado, considerando-se apenas os que souberam fazer a identificação. Amarelo é como o entrevistado se enxerga, ideologicamente. Vermelho é como ele enxerga Dilma.

Tirem as suas próprias conclusões sobre o quadro acima.O pior de tudo para a Oposição ficou para o fim. Vejam o que a Classe Média respondeu diante da seguinte pergunta: "Pensando nos últimos cinco anos, gostaria que dissesse em relação à sua vida pessoal e de sua família, se cada um dos aspectos que vou citar melhorou, ficou igual ou piorou..." Abaixo, o quadro com as respostas positivas, o "melhorou".

O quadro acima aponta, bem como outras questões, apontam que a Classe Média está em lua-de-mel com a vida e pedalando e andando para o passado. O discurso de legado é uma bobageira sem tamanho. É dar varada n'água. A Classe Média está cheia de esperança e de alegria. Ou a oposição fala de um futuro melhor e esquece as velharias ou não vai voltar ao poder nunca mais. A pesquisa tem muitas outras coisas, mas é bom parar por aqui. Para esta oposição que temos, ela só traz más notícias. 

Clique aqui e acesse a pesquisa completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário