Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tarso manda reabrir sete escolas comunistas do MST mantidas com dinheiro do Estado

- As sete escolas do MST eram mantidas com dinheiro público estadual, mas tinham projeto pedagógico comunista próprio, não eram fiscalizadas e o Instituto Preservar, com sede em Nova Santa Rita, costumava fazer prestações de contas capengas e ilegais. O Minsitério Público Estadual mandou fechar tudo em 2009. Agora, Tarso Genro mandou abrir tudo de novo, sem fazer correição alguma.
Era uma questão de tempo a retomada das atividades das escolas mantidas com dinheiro público e subordinadas a currículo próprio nos acampamentos do MST.

. O governo do sr. Tarso Genro resolveu reabri-las.

. As escolas foram todas proibidas durante o governo anterior, mas isto aconteceu por acordo entre a secretaria estadual da Educação e o Ministério Público Estadual, via TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). O MPE constatou que as escolas não eram fiscalizadas pela secretaria da Educação, não se subordinavam ao currículo exigido nas escolas públicas estaduais e além disto faziam proselitismo claramente comunista.

. O governo do sr. Tarso Genro alegou que as escolas foram fechadas em 2009, deixando 640 alunos sem ensino, o que não é verdade, porque o governo garantiu matrícula e condução em escolas próximas dos sete acampamentos mantidos pelo MST. O governo Yeda Crusius quis evitar a segregação das crianças acampadas e garantir o projeto pedagógico legalmente estabelecido no Estado.

- É curioso que o governador gaúcho alegue em seu favor que a ex-secretária Marisa Abreu mandou fechar as escolas sem autorização prévia de Yeda Crusius, quando ocorreu justamente o contrário. Seria mais leal que o governo

* No seu livro "Boa escola para todos", a ex-secretária gaúcha da Educação, Mariza Abreu, conta como fechou as escolas em 2009, por ordem do MPE. Ao violar o TAC ajustado pelo governo anterior, o atual governo arrisca-se a tomar processo na Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário