Total de visualizações de página

sábado, 20 de abril de 2013

Procurador Federal encontra mar de lama na prefeitura petista de Novo Hamburgo

Luís Lauermann, de óculos e Eliver Desiam, oToco


- Denúncias são de que entrou dinheiro sujo na campanha de Luís Lauermann, PT. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal. 

A diretora de Licitação da prefeitura, Carla Bertinatto,  que confessou tudo, ocupou cargo idêntico em Estância Velha, na administração petista de Elivir Desian, Denunciado por Improbidade Administrativa, processo nº 095/1.12.0002743-0, que terminado o mandato conflagrado, foi para a presidência da Fenac, em Novo Hamburgo. Ele levou junto, Carla Bertinatto e a  advogada Miriam Monteiro, que ré no mesmo processo por afronta ao princípio da economicidade (superfaturamento) em publicidade institucional. 
A nata petista de Estância Velha está em Novo Hamburgo, por isso nada surpreende.

Perda do mandato

A qualquer momento o juiz eleitoral de Novo hamburgo, de posse do depoimento-confissão de Carla Bertinatto, decretará a perda do mandato do prefeito Luís Lauermann,  que foi eleito com dinheiro-sujo, na eleição suplementar de 2013. Novo Hamburgo terá a terceira eleição para prefeito, ainda este ano.
 
* Clipping jornal NH

Procurador federal diz: "Diretora da Prefeitura confessou crime"
Celso Tres diz que Carla Bertinatto não poderia pedir dinheiro para campanha
Diretora de licitações da prefeitura também é investigada
Novo Hamburgo  - O procurador da República em Novo Hamburgo, Celso Tres, que vai apurar se houve fraude em licitações de obras na cidade com verba federal, disse ontem que já tem convicção de crime. "A própria investigada confessou o delito, quando declarou ao Jornal NH que pediu dinheiro de construtoras para campanha eleitoral. Porque solicitar recursos em razão do cargo é corrupção", afirmou Tres ontem à tarde. Ele refere-se à entrevista da diretora de Compras e Licitações da Prefeitura de Novo Hamburgo, Carla Bertinatto. Para justificar as escutas telefônicas da Operação Capivara, em que ela supostamente aparece solicitando dinheiro a empreiteiras, Carla disse que não era para proveito próprio, e sim para custear despesas na eleição municipal. Ontem, a diretora não quis se manifestar.
"A servidora pública que participa da contratação das empreiteiras é quem capta recursos com essas empresas. É um absurdo", disse o procurador. Ele frisou que basta pedir para configurar crime. "Nem importa se efetivamente recebeu ou o destino do dinheiro, se bem que deve ser investigado." O próximo passo, segundo ele, é apurar se as construtoras que deram dinheiro foram beneficiadas em licitações. "Se isso aconteceu, aí teremos um agravante do crime de corrupção passiva." O procurador está mantendo contato com órgãos federais sobre verbas destinadas a Novo Hamburgo e, nos próximos dias, pedirá ao Ministério Público gaúcho dados da Operação Capivara, que acusa Carla de receber dinheiro de empreiteira dentro da Prefeitura. "Vamos entrar no caso porque há verba federal envolvida." No momento, conforme ele, a obra a ser analisada é a restauração do prédio histórico de Hamburgo Velho. Tres enaltece o papel da imprensa. "O Jornal NH está fazendo a sua parte ao trazer o caso à tona. Se não fosse a entrevista do Roberto Jefferson na Folha de S. Paulo, não ia acontecer nada em relação ao mensalão."
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou ontem que Carla não dará mais entrevistas e enviou nota destacando que "a servidora agora aguarda comunicado oficial acerca da operação para se manifestar e também está totalmente disponível para prestar os devidos esclarecimentos ao órgão investigador''

Nenhum comentário:

Postar um comentário