Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de março de 2013

Governo Dilma aprova novo aumento do preço do diesel, que já subiu 12% em dois meses

- Dilma não foi para a TV explicar por que o diesel aumentou tanto de preço, repetindo o que fez quando as tarifas de energia baixaram. Em apenas 60 dias, o preço do diesel já subiu 12%. O aumento de hoje foi traiçoeiro e pegou o mercado de surpresa. Com o combustível mais caro, fretes e passagens subirão de preço, impactando todos os preços de mercadorias que usam transporte para chegar até o consumidor. O diesel do tipo S10, usado nos novos motores, subiu mais de 6%. Em Porto Alegre, os postos já cobram os novos valores desde a meia noite.

Um aumento inesperado de 5% no preço do diesel nas refinarias da Petrobras começou a vigorar hoje, pouco mais de um mês depois do último reajuste, de 5,4%, anunciado no final de janeiro. Desta vez, no entanto, o aumento não foi estendido à gasolina, que em 30 de janeiro havia aumentado 6,6%. Este é o quarto aumento do diesel desde junho do ano passado.

. O preço do diesel, sobre o qual incide o reajuste anunciado pela Petrobras, não inclui os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS. Em nota, a companhia informou que aumento foi definido "levando em consideração a política de preços, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo".

. A notícia do reajuste foi vista com surpresa pelo mercado. "Não esperávamos por isso agora", resumiu, ontem, o presidente do Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário