Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

E aí, PSDB, vai imprimir as cartilhas do MPF e distribuir em todas as escolas estaduais onde governa?

O PT quer processar Gurgel pela cartilha explicativa do Mensalão para crianças. Nenhum tucano covarde saiu em defesa do PGR. Nenhum governo gritou: "vou imprimir e distribuir em todas as escolas estaduais!". A oposição acabou no Brasil. Tucanos e demos são qualquer coisa, menos oposição. Estamos ferrados! Leia mais abaixo, da Folha Poder:

Página do site 'Turminha do MPF' dedicada ao mensalão 

 Ex-líder do governo Dilma Rousseff e, ainda hoje, um dos mais combativos articuladores do Palácio, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP) é autor de representação contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no Conselho Nacional de Justiça. Vaccarezza, que diz que entrará com a representação nesta quinta-feira (9), afirma que a cartilha produzida pelo Ministério Público para traduzir o escândalo do mensalão para crianças "é um acinte".

"É uma avacalhação do trabalho da Procuradoria-geral da Repúiblica. Não sei se Gurgel tem respaldo dos demais procuradores. É um engajamento político-eletioral. Ele pode fazer na vida privada. Mas não no site da Procuradoria".Na representação, elaborada pelo coordenador do setorial jurídico do PT de São Paulo, Marco Aurélio de Carvalho, Vacarezza acusa o procurador-geral de "carnavalização" do julgamento do mensalão ao divulgar, no site oficial da Procuradoria-geral da República, uma cartilha dirigida às crianças sem que o julgamento estivesse concluído. 

No documento, ao qual a Folha teve acesso, o petista acusa o procurador de preconceito e prejulgamento.
"Gurgel foi rápido. Essa não é uma caracterísitca dele. Se fosse, ele teria sido rápido no caso Cachoeira", atacou Vaccarezza.

Mais de uma vez, o petista usou de ironia ao perguntar "por que o procurador não fez uma cartilhinha para explicar o caso do Cachoeira". É uma alusão ao fato de Gurgel não ter apresentado denúncia contra o então senador Demóstenes Torres em 2009, quando foi informada pela Polícia Federal que o parlamentar fora flagrado nos grampos. Segundo Vaccarezza, a edição da cartilha revela um esforço de encobrir as deficiências da acusação de Gurgel, segundo o petista, "simplória e fraca". "A Procuradoria tenta fazer uma lavagem cerebral nas crianças, o que é uma perversidade", disse Vaccarezza, para quem o Ministério Público tem de "descobrir o objetivo político de Gurgel". 

Vaccarezza disse não ter consultado o presidente nacional do PT, Rui Falcão, sobre a iniciativa, "embora tenha passado o dia inteiro com ele". Na representação, o petista pede que o Conselho Nacional atue para remediar e impedir a carnavalização do julgamento do mensalão, além de suspender a veiculação da cartilha.
"Trata-se de evidente desvirtuamento da atividade do Ministério Público, que está custeando com recursos públicos propaganda pretensamente educativa, informativa e de orientação social, mas com notória intenção de, para utilizar as palavras do respeitado jornalista, carnavalizar um julgamento sério, cuja tão somente ocorrência já impacta severamente a vida da nação e dos acusados.Não é isso que se espera do Ministério Público. Isso não faz parte, certamente, das atribuições elevadas cometidas ao Ministério Público pela Carta da República!", diz o documento. 

A petição foi elaborada pela área jurídica do PT e será protocolado hoje por Vaccarezza. "Cabe a Gurgel explicar o motivo de não ter feito cartilhas explicativas para os casos Cachoeira e mensalão mineiro. "Gurgel deveria ter prestigiado o principio da presunção de inocência... Vai precisar dele", questiona o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio. O site "Turminha do Mensalão" foi lançado em 2009 e, segundo a Procuradoria, trata de diversos temas polêmicas como os casos de corrupção no Distrito Federal, batizado de mensalão do DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário