Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sem a Rosário ou a Abortucci presentes, finalmente famílias conseguem enterrar heróis militares da Antártida.

Os corpos dos militares mortos no incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz foram enterrados na tarde desta quinta-feira, com honras militares. Após ter que enfrentar a burocracia e informações desencontradas do Instituto Médico-Legal e da Marinha, as famílias puderam enfim se despedir. No Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro, cerca de 150 pessoas foram prestar a última homenagem ao segundo-tenente da Marinha Roberto Lopes dos Santos, de 47 anos. O caixão foi coberto por bandeiras do Brasil e do Flamengo. Ao lado do corpo, um pôster com a foto do militar na Antártica chamava a atenção com a mensagem: "Orgulho da família e grande herói do Brasil. Vai com Deus, Roberto".

- Ele sempre foi o meu herói desde que nasceu. Sempre desejou entrar na Marinha. Por livre vontade estava na Antártica - disse Nair Lopes dos Santos, mãe de Roberto. O enterro contou com toque de silêncio e três salvas de tiros. A viúva Sueli Colares dos Santos, de 42 anos, recebeu dos militares a bandeira do Brasil. Vinte marinheiros uniformizados participaram da cerimônia. Nenhum oficial da Marinha quis se pronunciar durante o velório. Os filhos Allan e Aline, de 14 e 18 anos, vestiram camisas do Flamengo com o número seis nas costas e a inscrição: "Pai, amor eterno".

- Ele gostava de jogar na lateral esquerda - explicou o caçula, que, ao final do enterro do pai, olhou para a camisa do Flamengo, ergueu o queixo, acariciou o escudo e colocou um quepe da Marinha na cabeça. Desde sexta-feira, o Instituto Médico-Legal do Rio havia liberado os corpos, mas as famílias não conseguiam o atestado de óbito. O documento só foi expedido na quarta-feira, após reportagem do GLOBO que mostrou o drama dos parentes, 17 dias após o incêndio na Antártica. Segundo amigos próximos, a Marinha está reembolsando os custos da família com o enterro. Oficiais dizem que Sueli está recebendo uma pensão. Allan será beneficiado até concluir os estudos universitários e Aline terá ajuda vitalícia enquanto não se casar.(Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário