Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de março de 2012

Chuva em Porto Alegre chega a 76,8% da média do mês, diz Inme

Atualizado em 14/03/2012 18h5

Instituto registrou 77,8 milímetros de chuva na capital gaúcha até as 17h.


Sistema da prefeitura contabilizou número maior, de 104,4 milímetros.


Chuva causa alagamentos em ruas de Porto Alegre (Foto: Montagem sobre fotos de Rafael Pegorini, Thais Fonseca e Thamara Coratto/VC no G1)
Chuva causou alagamentos em ruas, causando transtornos a moradores e deixando trânsito caótico (Foto: Montagem sobre fotos de Rafael Pegorini, Thais Fonseca e Thamara Coratto/VC no G1)

A chuva que caiu até as 17h desta quarta-feira (14) em Porto Alegre representa 76,8% da média mensal de precipitações prevista para março, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Da meia-noite até as 17h, choveu 77,8 milímetros na capital gaúcha. A maior parte do volume caiu durante dois intensos aguaceiros. Pela manhã, entre 9h e 11h, o número chegou a 36% da média mensal. Quando o sistema de drenagem da cidade começava a escoar a água, uma nova pancada caiu no começo da tarde.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou pelo menos 40 pontos de alagamentos em Porto Alegre no período da manhã. Na Zona Sul, um arroio transbordou e famílias tiveram de ser retiradas às pressas pelo Corpo de Bombeiros. Com a chuva da tarde, o órgão registrou 34 trechos alagados.

Ao contrário do ocorrido pela manhã, a Zona Norte foi a região mais atingida com a água que caiu por volta do meio-dia. Os pontos mais críticos foram verificados nos cruzamentos das avenidas Voluntários da Pátria com a Sertório, bem em frente ao Shopping DC Navegantes, da Sertório com a Rua Dona Sebastiana, e da Rua Dona Margarida com a Avenida Ceará. Houve grande lentidão no trânsito sentido Centro-Bairro.

No Centro, o ponto de maior problema durante a tarde foi na esquina das avenidas Augusto de Carvalho com a Loureiro da Silva. Na Zona Leste, a esquina das ruas Cristiano Fischer com a Pedro Santa Helena também foi tomada pela água. Ponto tradicional de alagamentos em dias de grande volume de chuva, a Avenida Padre Cacique, na Zona Sul, ficou completamente alagada em pelo menos dois pontos pela manhã.

Conforme o sistema Metroclima da prefeitura de Porto Alegre, o volume de chuva desta quarta-feira (14) foi um dos mais altos dos últimos anos. Em apenas 12 horas, a precipitação praticamente atingiu a média histórica (série 1961-1990) de todo o mês de março, de 104,4 milímetros. O maior volume de chuva na história recente da cidade ocorreu em maio de 2008, quando um ciclone extratropical trouxe mais de 200 milímetros em pouco mais de 24 horas.

Nesta quinta-feira (15), a previsão do Inmet para Porto Alegre é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva, principalmente pela manhã. No decorrer do dia, uma massa de ar seco deve dissipar a instabilidade e trazer de volta o sol a todas as regiões do estado. Há chance de chuva apenas nas áreas mais próximas de Santa Catarina. As temperaturas ficam mais baixas nas regiões sul e oeste, com mínimas em torno de 16° C. À tarde, a máxima não deve passar dos 30°C no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário