Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de outubro de 2011

PESQUISA MOSTRA QUE FLORIANÓPOLIS APÓIA SEPARATISMO, SEGUNDO REVELA O MOVIMENTO O SUL É O MEU PAÍS.

Na manhã do último sábado, dia 8, a população de Florianópolis, capital de Santa Catarina, foi consultada sobre as possibilidades de o Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) se tornar um novo país na América Meridional e a resposta, por pequena margem, foi "sim a separação do Sul".

Os números que comprovam esta aprovação são parte de uma pesquisa realizada pelo Gesul (Grupo de Estudos Sul Livre), ONG criada em Brusque-SC, no ano 2000, que se especializou em estudar o fenômeno do separatismo nos três estados meridionais. Foram pesquisados na capital catarinense 663 pessoas e destas, 41,20% se posicionaram a favor da separação, enquanto 40,50% foram contra a proposta e 18,30% confessaram estar indecisas sobre o assunto. "É uma vitória apertada, mas que foi muito comemorada por nós já que as capitais sempre foram bastante difíceis de se trabalhar a questão separatista", diz o presidente do Movimento O Sul é o Meu País, jornalista Celso Deucher.

Os números foram apresentados ao presidente pelo coordenador da pesquisa e membro do Gesul em Florianópolis, Alvaro Preis, durante reunião do Movimento O Sul é o Meu País ocorrida na Assembléia Legislativa de Santa Catarina na tarde deste sábado. Preis, acompanhou de perto todo o trabalho de coleta de dados no centro da capital catarinense e segundo ele as entrevistas foram realizadas na Rua Felipe Schmidt, esquina com a Deodoro, bem como na praça da matriz, no Largo da Alfândega e no Mercado Público Municipal. "Nossa intenção foi consultar os diversos públicos de Florianópolis, pois nestes locais tradicionalmente se encontram todos os bairros e povos da capital dos catarinenses", explica ele.

Durante o encontro na Assembléia legislativa, reuniram 15 líderes regionais do Movimento O Sul é o Meu País os quais, em conjunto analisaram os números da pesquisa. "Tínhamos uma expectativa de certa forma pessimista quanto aos números da capital catarinense e isso felizmente não se confirmou", assinalou Fabricio Wronski de Borba, presidente da Comissão Municipal de Balneário Camboriú. No mesmo sentido, André Custódio, da Comissão Municipal de Florianópolis disse que estava feliz com a aprovação da proposta separatista. "Tenho certeza que com um pouco mais de trabalho da nossa parte aqui na capital estes números serão bem melhores ano que vem, pois muita gente ainda não sabe que nós temos esta proposta e que existe um Movimento organizado lutando por este ideal. Por isso juntamente com nosso presidente Alvaro Preis nós vamos nos empenhar muito para que em 2012 estes números sejam ainda melhores", assinalou. Leia MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário