Total de visualizações de página

sábado, 19 de março de 2011

O DIA ALEGRE MAIS TRISTE EM ISRAEL

O dia é de festa, mas Israel está de luto. Uma vez mais.
Hoje, 19 de março de 2011 é dia 13 II de Adar de 5771 em Israel. Isso significa que é Purim, a festa mais festiva de Israel. Desculpe ser redundante, mas Purim é tão colorido, tão alegre, que é mesmo uma festa muito festiva.
E tem mais: O Purim de 5771 caiu num Shabat! Isso significa que a festa deveria ser maior ainda. Deveria. Infelizmente, o Purim deste ano está com um gosto muito amargo para os israelenses.
Ruth Fogel era uma professora judia. Ruth Fogel estava preparando a Festa de Purim juntamente com 9 classes de crianças judias. Quatro dos 5 filhos de Ruth Fogel estavam ajudando a mãe, para que esta não se sobrecarregasse com os preparativos da festa e os cuidados com o irmãozinho menor, um bebê prestes a completar 4 meses.
Ruth Fogel, seu esposo e 3 dos 5 filhos jamais comemorarão o Purim. Dois dos seus 5 filhos provavelmente jamais comemorarão o Purim como fizeram até o ano passado. Purim, para a Família Fogel jamais será como antes…
Ruth, Udi, Yoav, Elad e Hadass Fogel foram chacinados por terroristas palestinos quase que às vésperas de Purim. Ruth tinha 35 anos e seu esposo 36. Duas ds crianças tinham 11 e 4 anos. E a bebê ia fazer 4… meses!
A Família Fogel está destroçada. O coração dos israelenses está destroçado. Nós estamos destroçados.
Mas, é Purim e não podemos esquecer disto. É Purim, e Purim relembra ao Povo de Israel que tragédias como estas jamais aniquilarão seu Povo. Tragédias como estas doem, mas torna Israel mais unido, mais forte, mais invencível. Tragédias como estas servem para mostrar o quanto o Povo de Israel é diferente dos seus inimigos.
Os assassinos da Família Fogel se auto-denominam "palestinos". Embora atribuam a si mesmos a descendência de um povo que não existe mais, os pseudo-palestinos defendem como pátria uma terra que nunca lhes pertenceu legitimamente. E na defesa desta pátria eles têm até um hino, que, inspirado pelo seu livro sagrado, o Alcorão, em determinada parte diz:
Com a força do vento e o fogo das armas
E a determinação de minha nação na terra da contenda
Palestina é meu lar, Palestina é meu fogo,
Palestina é minha vingança e a terra da perseverança
Pelo voto sob a sombra da bandeira
Por minha terra e minha nação e pelo ardor do sofrimento
Viverei como um fida'i
(suicida), permanecerei um fida'i,
Terminarei [como] um fida'i – até que meu país regresse!
Foi um grupo de auto-denominados palestinos, armado destes ideais, que invadiu a casa de Ruth Fogel no Shabat passado e, enquanto a família dormia, esfaqueou brutalmente 5 pessoas. Incluindo Hadass, a bebezinha de 4 meses. É difícil imaginar um ser humano (?) levantando uma faca e golpeando seguidamente um bebezinho de 4 meses! Por mais que tenhamos conhecimento de cenas como esta dos filmes de terror, não dá para imaginar os detalhes da horripilante cena.
Udi Fogel, o pai, era um homem religioso. Na defesa defesa da sua família ele tinha sua fé. Como fonte de inspiração para a sua fé ele tinha um Livro Sagrado, a Torah (Pentateuco). Fundamentado nesta fé, Udi Fogel tinha uma prece pendurada na parede da sua casa que dizia o seguinte:
Que seja TUA vontade, SENHOR D'us e D'us dos meus antepassados,
Que eu ame A TODOS em Israel como a mim mesmo, e
Graciosamente execute o mandamento de amar meu vizinho como a mi mesmo.
E que também seja TUA vontade, SENHOR D'us e D'us dos meus antepassados,
Que TU induza os corações dos meus amigos e vizinhos para que me amem calorosamente, e
Que eu seja aceito e benquisto por todos, e
Que eu seja amável e agradável, e
Que eu seja gracioso e misericordioso aos olhos de todos que me vêem.
Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.
E tudo pelo Céu, para fazer a TUA vontade,
Amém.
Que diferença entre os dois ideais! Que diferença entre as duas posturas! Que diferença entre a fé dos Fogel e a fé dos seus algozes…
Fica difícil, neste Purim de 5.771, desejar Chag Purim Sameach aos leitores deste blog. Mas, por respeito à memória de Ruth Fogel e sua família, nós temos que fazê-lo.
Quanto aos seus inimigos, covardes assassinos de bebês, eles terão o mesmo fim que teve Haman. E Israel e seu povo prevalecerão. Como sempre.
Por isso, mesmo tendo um nó na garganta, nós desejamos Chag Purim Sameach! Em homenagem aos Fogel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário