Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

Leia, aqui, o que você não lerá na mídia brasileira sobre o pai e a família búlgara de Dilma Roussef


Marlon Selistre
Leitor deste site

Esta noite achei uns site búlgaros em língua búlgara. Falam mais sobre a visita e as relações familiares.  Esse pai da Dilma Roussef, o Peta Rusev, me intriga muito. Em 1929 ele deixou a família para trás e foi para a França, onde mudou o nome para Roussef. Em 1945, depois de seis anos de ocupação nazista, ele foi para a Argentina e depois veio para Minas, onde se empregou na alemã Mannesman.
 . Tive que fazer uma tradução tosca  do búlgaro do texto pelo google.

. Pelo que entendi nessas traduções para inglês, português e francês, Evdokia Yankova ,  a mulher grávida abandonada,  passou um mau pedaço. Era 1929, na Bulgária! Ela teria ficado mal vista. Depois, mais tarde, imagino que ela deva ter conseguido dar o marido por morto. Teria casado novamente, e teve uma filha, Anna, que ainda é viva e ninguém ouviu no Brasil. Anna é meio-irmã de Luben, que é o meio-irmão de Dilma.

. Anna faz  revelações para a imprensa búlgara. Ela sabe bem o que Luben e a mãe de ambos passaram.  O pai dela sustentou e criou o filho de Petar.

. Evdokia Yankova  era uma pessoa culta, fazia traduções, sabia línguas estrangeiras, dava aulas. Lecionou no Conservatório de Budapeste (Hungria, portanto) Petar teria visto seu retrato, e se apaixonou por ela. A avó de Luben, mãe  de Evdokia Yankova,   chamava-se  Calliope Yankova. Era nascida na Macedonia, e  diplomada pela  Escola Superior de Odessa no fim do século XIX.  Calliope Yankova era uma figura pública conhecida e respeitada na Bulgária. Tinham bens.O abandono de sua filha grávida pelo marido  Petar Rusev, poucas semanas antes do nascimento do irmão Luben, teria provocado muitos comentários na burguesia de Sofia.  (segundo  Anna, na tradução google). Entendi que depois do abandono, não queriam empregar  Evdokia  por ser uma mulher sem marido.

. Falam de umas "gemas" que o Petar teria mandado para a ex, e que nunca teriam chegado ao destino.  Imagino que fossem pedras brasileiras.

. Continuamos a pesquisa.

O que disse Anna, no texto em espanhol:

Además de eso escribo ahora que este hombre que ha arruinado la vida de mi madre, mi padre y mi hermano se nos han apoyado financieramente. Esto es una mentira completa. El único regalo - las gemas enviado Bagryana, nunca llegó a mi mamá y no se sabe cuál es exactamente la verdad sobre ellos.

DICA DE LIVRO - "Rousseff – A história de uma família búlgara marcada por um abandono, o comunismo e a Presidência do Brasil". O livro tem como autores os jornalistas Jamil Chade, correspondente em Genebra (Suíça) do jornal O Estado de S. Paulo; e Momchil Indjov, repórter búlgaro que foi o único a entrevistar Dilma Rousseff e seu meio irmão Luben Russev, abandonado pelo pai. São 224 páginas, R$ 39,00 na Livraria Saraiva, BarraShoppingSul, Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário